ENSINO MÉDIO VIVE CRISE AGUDA, DIZ MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Em 19/09/07 11:41. Atualizada em 24/01/12 08:26.

18/09/2007 - 09h42

"Ensino médio vive crise aguda", diz ministro da Educação

da Agência Brasil
da Folha Online

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem (17) que o ensino médio no Brasil vive uma "crise aguda" e é, hoje, a etapa da formação básica que "inspira maiores cuidados".

De acordo com o ministro, em 2004, o governo apostava que, se as oportunidades de acesso ao ensino superior fossem ampliadas, a qualidade do ensino médio cresceria. Porém, nem o ProUni (Programa Universidade Para Todos) nem a expansão das federais surtiram o efeito pretendido. "Os indicadores, pelo menos até 2005, demonstram que essas iniciativas não têm impactado satisfatoriamente a questão da qualidade."

Haddad afirmou ontem que, agora, a saída do governo para melhorar a qualidade do ensino médio é expandir as escolas técnicas federais --o número de unidades deve subir de 140 para 354 nos próximos três anos.

O ministro defende ainda a discussão de um novo currículo para o ensino médio pois o atual "está um pouco fora de moda". "Não podemos dar uma formação geral de primeiro mundo para alguns jovens e uma formação técnica para um sistema produtivo obsoleto para outros jovens. Temos que combinar virtuosamente essas duas dimensões."

O ministro comentou a situação do ensino médio ontem ao participar da abertura do seminário "Ensino Médio Diversificado", na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Fonte: Folha de São Paulo