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Polyphonía – Revista do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG)

Em 03/11/11 23:37. Atualizada em 13/06/12 13:48.

O periódico Polyphonía – Revista do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG) – convida pesquisadores – professores e pós-graduandos – para submissão de artigos, relatos de experiência e resenhas para os volumes 22 e 23, os quais contemplarão os seguintes dossiês temáticos: “Diversidade na escola” (v.22, n.2) e “Avaliação escolar” (v.23, n.1).Trabalhos que abordem outros temas relacionados à Educação Básica poderão ser submetidos, por fluxo contínuo, para a composição da seção “Outros Artigos”. Leia mais sobre os dossiês..

 

1) O dossiê “Diversidade na escola” (a ser publicado no v. 22, n.2) constitui um desdobramento do volume anterior, que trata da questão da “inclusão escolar”. Dentre as inúmeras abordagens ao se confrontarem os temas “inclusão” e “diversidade”, uma é discutir se a diversidade, seja ela social, racial, étnica, cultural, sexual, linguística, religiosa está efetivamente contemplada como questão escolar, ou seja, no âmbito das práticas pedagógicas. Além disso, podem ser problematizados os desafios atuais que envolvem a diversidade (e também a alteridade, a heterogeneidade, a singularidade) e as políticas educacionais, a formação de professores, o currículo, os materiais didáticos, as experiências de sucesso e/ou fracasso em sala de aula etc.

 

2) O dossiê “Avaliação escolar” (a ser publicado no v. 23, n.1) tem como propósito mobilizar a discussão sobre oprocesso avaliativo escolar. Como mecanismo de julgamento não só do aluno, mas também do professor e da escola, a avaliação tem a função de balizar as ações pedagógicas, ou seja, nortear o trabalho docente na medida em que aponta para possíveis falhas ou lacunas do processo de ensino-aprendizagem. Inúmeras pesquisas têm indicado a complexidade desse objeto, em razão de se tratar de um processo dinâmico e de difícil apreensão, mas, por isso mesmo, a avaliação não pode se ausentar do debate, especialmente se problematizada da perspectiva de sua relação com práticas cotidianas extra-escolares que têm determinado o sujeito escolar.

 

         

- O prazo para envio dos textos: 31 de julho de 2012.

- Os textos deverão ser enviados para o e-mail polyphonia.ufg@gmail.com

- As Normas de Publicação - clique aqui

 

 

Fonte: cepae