Ludens

O LUDENS: Jogos e Brincadeiras na Matemática é um evento de extensão realizado anualmente pelo Departamento de Matemática, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG.

Constitui-se com uma ação concreta com o propósito de contribuir para despertar no jovem aprendiz do ensino básico, o interesse pela Matemática e por seu estudo, além de se constituir em um dos lócus de discussão e capacitação inicial e continuada de licenciandos e professores no uso de metodologias que tenham o lúdico como recurso didático para o ensino e para a aprendizagem da Matemática.

A Primeira Edição foi realizada em março de 2009, oferecendo oficinas para alunos de ensino básico e seus familiares com o intuito de despertar a curiosidade e o espírito de investigação, por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras educativas.

Inicialmente voltado apenas para alunos da educação Básica, a partir da quinta edição realizada em outubro de 2013, o evento passou também a oferecer atividades a licenciandos e professores da educação básica, propondo discussões e estudos sobre a utilização do lúdico como recurso didático para o ensino e para a aprendizagem da Matemática.

Atualmente o LUDENS oferece atividades para alunos da educação básica, licenciandos e professores. Aos jovens aprendizagens da educação básica, as atividades oferecidas lhes possibilitam vivenciarem a abordagem, exploração e discussão do conhecimento matemático de um modo diferente daquele normalmente desenvolvidos em sala de aula, para enfocá-lo através do lúdico, como por exemplo, os jogos e as brincadeiras educativas. Tais atividades, por seu caráter motivacional, podem contribuir para que os aprendizes modifiquem a sua relação com a Matemática, para uma relação mais favorável e assim, fazer com que se interessem mais pelo seu estudo e ajudar para potencializar a aprendizagem desse conhecimento.

As atividades destinadas aos professores e licenciandos são constituídas por palestras e oficinas com o intuito de discutir o uso do lúdico como recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem da Matemática, como foco principal das atividades, mas que não se furta em discutir o uso do lúdico como recurso didático em outras áreas do conhecimento humano e objetivando contribuir com a formação inicial e continuada desse grupo.

Acesse o site: