Comunicado para a comunidade escolar do CEPAE/UFG - 15/08/2020

Prezados servidores (as), estudantes e famílias,

A Direção e a equipe de profissionais do CEPAE desejam a todos um bom reinício de trabalho após o período das férias. Nas duas últimas semanas de agosto, estivemos reunidos para o (re) planejamento do semestre/ano letivo de 2020, após a deliberação compulsória de volta das atividades da Educação Básica, de Graduação e Pós-Graduação, a partir do dia 31 de agosto de 2020.

A partir deste fato, a direção realizou reunião com as coordenações de etapas (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e com as Comissões Permanentes (Ensino, Pesquisa, Extensão, Estágio, de Educação Inclusiva, entre outras comissões de assessoria) e solicitou que fossem convocadas reuniões específicas para que, a partir das leituras dos documentos oficiais da UFG, bem como outros documentos da legislação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Conselho Nacional de Educação (CNE), entre outros) pudéssemos construir uma Instrução Normativa (IN) para o atendimento da Resolução de retorno das atividades na UFG por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tal IN deverá se pautar em princípios e orientações de como o CEPAE irá desenvolver o Ensino Remoto Emergencial, enquanto durar a pandemia e não retornar o ensino presencial.

Tais documentos foram apresentados nos dois últimos Conselhos Diretores para sistematização da Instrução Normativa. Em breve, divulgaremos esta IN para toda a comunidade e para os órgãos da UFG, em especial a Prograd.

A partir de reuniões que a direção participou com as famílias, via APM, buscamos uma melhor aproximação para resolver o problema do distanciamento ainda no mês de julho, antes das férias dos docentes, e continuaremos daqui pra frente buscando resolver este problema.

Para isto, a direção se reuniu com a Rede de Televisão Educativa (RTVE) da UFG e Rádio Universitária para verificar as possibilidades de utilizar esses meios de mídia em suas atividades a curto, médio e longo prazo. Se reuniu também com a Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG (SeTI) e o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) para nos orientar como realizar atividades remotas por meio dessas tecnologias (Moodle, Gsuite, Googlemeet, entre outras.

Entramos em contato ainda com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), para a viabilização de condições para os nossos estudantes/famílias terem acesso a equipamentos e pacote de dados de internet. Estamos com agendamento de reunião, ainda nesta semana.

O Conselho Universitário da UFG aprovou dia 14/08/20, a Instrução Normativa para o retorno das atividades do CEPAE e acadêmicas de graduação, bem como o novo calendário da Regional Goiânia. Neste Conselho, a reitoria nos informou que para o ano de 2021, haverá um corte de 18% no orçamento das universidades federais, ou seja, não é mais contingenciamento e, sim, corte!

A direção comunica que já está preparando a distribuição dos kits de alimentos para o final de agosto ou início de setembro e continuará realizando esta distribuição até o final do ano, caso tenhamos condições orçamentárias disponibilizadas para isto! Em breve divulgaremos na página, como vai ocorrer a distribuição!

Comunica ainda que os estudantes do CEPAE, finalmente, serão cadastrados no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) que permitirá uma melhor comunicação com os estudantes e as famílias. O cadastro começará com a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Ensino Médio será o último em função de adequarmos o Sistema com a Reforma do Ensino Médio, ora em estudo, pela Comissão de Reestruturação do Ensino Médio (CREM).

Por fim, a direção do CEPAE comunica que o Conselho Diretor deliberou que as atividades na retomada do semestre letivo, serão primeiramente assíncronas. Atividade assíncrona é quando não é necessário que os estudantes e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam realizadas.

A atividade síncrona em que é necessária a participação dos estudantes e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, será realizada posteriormente, quando assim o Conselho Diretor decidir.

A direção do CEPAE tem envidado esforços para garantir os princípios que tem sido defendido pelos movimentos progressistas da educação, quais sejam, educação pública, gratuita, laica, inclusiva, plural e de qualidade socialmente referenciada. Neste contexto de pandemia os desafios para manter esses princípios se tornam gigantescos!

Maiores informações serão dadas ao longo desta semana, pois estaremos sistematizando vários dados, com o objetivo de cumprirmos com os objetivos da Instrução Normativa que está sendo construída por nós!

Solicitamos que acompanhem a página do CEPAE (www.cepae.ufg.br) os meios oficiais de comunicação com os estudantes/famílias. Contamos com toda a comunidade para, juntos, vencermos mais este desafio!

Alcir Horácio da Silva

Diretor

Clique aqui para visualizar o arquivo.