Grupo II - Lobo Guará

Plano de Ação para as Atividades Educativas não-presenciais de caráter emergencial do agrupamento II – Lobo-Guará

“Me descobrindo e descobrindo minha Casa”



O agrupamento II – Lobo-Guará durante o ano letivo de 2020 comporta 18 crianças com idade entre 2 e 3 anos de idade. Neste período de emergência sanitária provocada pela pandemia do vírus COVID-19 não há divisão entre as crianças, atividades, professoras e planos de ação de acordo com turno – matutino, vespertino ou integral – uma vez que a execução deste plano de ação não tem se dado no ambiente escolar do Departamento de Educação Infantil.

 

O trabalho pedagógico com as crianças da primeira infância tem como eixo o ensino pelas interações, brincadeiras e a linguagem. Ressalta-se o direito inalienável do ser humano desde seu nascimento à educação, neste viés serão desenvolvidas propostas de ações que visam a orientação educacional das famílias para que possam potencializar o desenvolvimento de suas filhas e filhos.

 

A principal atividade que promove o desenvolvimento das crianças de 2 a 3 anos (aproximadamente) é a atividade objetal manipulatória, pela qual verifica-se maiores ganhos na autonomia para resolução de problemas, considerando o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem para a construção da consciência de si mediante as interações sociais.

 

Neste viés serão compartilhadas com as famílias conteúdos de orientações pedagógicas que viabilizem a ampliação do repertório das crianças pela interação com atividades educativas de características lúdicas, recreativas, criativas e interativas permeadas pelas áreas de conhecimentos: brinquedos e brincadeiras, artes e linguagem, articuladas pela temática: Me descobrindo e descobrindo minha casa.

 

As referidas atividades serão encaminhadas para as(os) responsáveis das crianças do grupo Lobo-Guará com a periodicidade semanal de forma assíncrona, ou seja sem a necessidade de responsáveis, crianças e professoras estarem ao mesmo tempo conectados a internet. O objetivo é que os pais orientem as crianças a vivenciarem as propostas que visam fomentar a percepção crítica e criativa de si e do espaço domiciliar, e, quando requisitados, façam registros da atividade por meio de textos, fotos ou em vídeo.

 

As atividades educativas não-presenciais de caráter emergencial serão propostas por meio de vídeos metalinguísticos, fotografias e folders com orientação escrita para as famílias, e compartilhadas pelas seguintes plataformas: o canal do YouTube do grupo Lobo-Guará: https://www.youtube.com/channel/UCYv1WyMzZp1CEAEyiC2QwwQ, E-mail do grupo Lobo-Guará, e a página do Google Sala de Aula do agrupamento.

 

Diante da impossibilidade de ter contato presencial com as crianças fica inviável fazer uma avaliação acurada do desenvolvimento delas. Assim, será feita uma avaliação das interações da família com as propostas enviadas, e por meio de reuniões mensais síncronas, isto é, no presencial pela rede, com os responsáveis.






Related Files Size Archive Fingerprint
Plano de Trablho - Lobo Guará - 2020 145 Kb b34ee1e841aa0a26a271df65c2f47d23