Apoio Pedagógico

Setor de Apoio à Ação Pedagógica

O Setor de Apoio à Ação Pedagógica se constitui em suporte técnico-pedagógico necessário ao pleno desenvolvimento das atividades escolares e se vincula à Direção. Compõe-se por Equipes Técnicas responsáveis pela organização, funcionamento e avaliação de tarefas inerentes às áreas de atuação de Psicologia, Serviço Social, Técnicos Desportivos, Técnicos em Assuntos Educacionais, Técnicos em Laboratório, Biblioteca Escolar e Assistente de Aluno.

A Equipe de Psicologia desenvolve atividades complementares ao processo de ensino-aprendizagem junto às coordenações, docentes, discentes, técnicos administrativos e estagiários. Atualmente tem como atribuição:

Atender e orientar, individualmente ou em grupos, alunos e suas famílias nas questões ligadas ao desenvolvimento humano;

Desenvolver atividades ligadas à pesquisa e extensão com vistas a estabelecer e difundir metas e procedimentos voltados para o aluno que apresente necessidades diferenciadas na evolução do seu processo de aprendizagem ou de integração social;

Realizar entrevistas com as famílias dos alunos novatos da série alfabetização com o objetivo de obter dados relacionados à história de vida do aluno para maior compreensão do processo de construção de conhecimento e auxiliar as(os) professoras(es) na divisão das turmas;

Desenvolver o projeto de pesquisa Um Estudo sobre a Dependência Química e a Construção de uma Proposta de Prevenção para o Cepae/UFG em parceria com a Equipe de Serviço Social do Cepae e Comissão de Saúde Mental da Procom/UFG, visando promover atitudes preventivas de comportamento e relacionamento social.

A Equipe de Serviço Social desenvolve ações de assessoria e apoio ao corpo discente, docente e técnico administrativo, estagiários e famílias por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente realiza:

Acompanhamento de estudantes em exercícios domiciliares, como prevê a Instrução Normativa do Cepae nº 01, de 12.02.98, a Lei 6.202, de 17.04.75 e o Decreto-lei 1.044, de 21.10.69;

Coleta de dados sócio-econômico-cultural dos estudantes e famílias, no ato da matrícula e fornece relatórios a estagiários, docentes e técnicos administrativos para subsidiar os estudos e as pesquisas pedagógicas desenvolvidas no Cepae;

O projeto de pesquisa Um Estudo sobre a Dependência Química e a Construção de uma Proposta de Prevenção para o Cepae/UFG em parceria com a Equipe de Psicologia do Cepae e Comissão de Saúde Mental da Procom/UFG, visando promover a participação dos estudantes como cidadãos e criar e viabilizar a participação ativa dos pais, mães ou responsáveis na comunidade escolar;

Divulgação, aos discentes e suas famílias, dos serviços sociais existentes na comunidade e em interface com a educação.

À Equipe de Técnicas em Assuntos Educacionais cabe coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, traçando metas, estabelecendo normas e sugerindo melhoras dos processos educativos de estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional para proporcionar educação integral dos alunos; cabe ainda elaborar projetos de extensão, realizar trabalhos estatísticos, auxiliar a coordenação pedagógica e as pesquisas acadêmicas.

EQUIPE DA BIBLIOTECA

Joana D´arc de Souza Borges

Leonora Alves da Cunha

Madalena Maria Vieira

Marizete Cordeiro Dantas Ribeiro

Cabe apoiar pesquisa, orientar trabalhos escolares e incentivar a leitura. A Biblioteca do Cepae é uma Setorial do Sistema de Bibliotecas da UFG, funciona de 2a a 6a feira, das 7h às 18h. Suas Normas de Organização e Funcionamento são estabelecidas pela Biblioteca Central da Universidade, de acordo com as necessidades apresentadas pela Direção do Cepae. Possui, aproximadamente, quinze mil títulos, atende a comunidade do Cepae e disponibiliza para a comunidade em geral a pesquisa in loco. Atualmente desenvolve atividades de:

Orientação à pesquisa; Incentivo à leitura, com Hora do Conto, Semanas Culturais, exposição de livros, dentre outros.